
Aula dia 05/02/2016
Foi nessa aula que dei início a este marailhoso projeto, pois havia faltado algumas aulas anteriores por motivo de força maior.
Sempre me enteressei por este tema (tecnologia na educação) e esta disciplina veio de encontro aos meus anseios.
Neste momento entrei em acordo com um colega de classe para trabalharmos juntos, mas posteriormente o mesmo veio a desistir da disciplina.
A professora nos deu acesso a um acervo de livros para ajudar na escolha do conteúdo, então escolhemos este tema com a uxílio do livro do Dante.
Este tema foi escolhido conforme nossa experiência em sala de aula, onde observamos que torna-se difícil a representação geométrica do seno, cosseno e tangente utilizando apenas o quadro como recurso didático.
E através das aulas ministradas no laboratório, percebemos que o software Geogebra pode ser um excelente recurso para esta finalidade.
Aula dia 19/02/2016
Esta aula foi importante pois a professora atendeu a cada dupla para eventuais dúvidas, como tinha faltado algumas aulas, aproveitei para tratar de temas trabalhados anteriormente colocando assim meu trabalho em dia, onde fui atendido de forma satisfatória e tive a devida orientação para prosseguir em minha jornada.
Para dar um "plus" no trabalho, a professora sugeriu (não sei se sugeriu é a palavra certa) que fosse incluido nos planos a previsão de um aluno portador de deficiência na turma. Então optei por um aluno surdo, para "gastar" meus conhecimentos em libras (disciplina que também estou cursando).
Penso que foi interessante tratar deste tema na disciplina, pois despertou a turma para discutir sobre este assunto que as vezes é deixado de lado, e houve bastante debate entre os alunos, o que foi bem produtivo.
Aula dia 26/02/2016
Querido diário, hoje tivemos a apresentação do colega de curso Artur, que mostrou um pouco de seu trabalho com alunos com baixa visão, este trabalho foi publicado em uma importante revista de matemática, motivo de muito orgulho para todos nós.
Artur mostrou a dificuldade que é trabalhar nesta esfera, pois cada pessoa deve ser trabalhada individualmente de acordo com sua deficiência.
Ele mostrou as soluções diferentes para os três alunos participantes da pesquisa, e apresentou alguns resultados.
Gostei muito da palestra, e achei interessante ouvir uma pessoa que enfrentou na prática grandes desafios de se trabalhar com pessoas portadores de deficiência.
Foi importante para ajudar no trabalho, e mais ainda como lição de vida para quando enfrentarmos essa situção na prática docente.
Aula dia 26/02/2016
Nesta aula foram tiradas as últimas dúvidas em relação ao trabalho, e também foi definido que as apresentações seriam no laboratório e em ordem alfabética.
Aproveitei para aparar as últimas arestas, e então falta apenas transportar as informações para o blog.